Janeiro, muita chuva!!! Se alguém se quiser "colar" a nós enviem mail para vadiosbtt@gmail.com

Comentários/confirmações: usem o CHAT à direita

Vadios BTT

Neste blog colocamos informação sobre as nossas voltas por vários trilhos que vamos descobrindo ou que nos vão sendo fornecidos. Também (e ainda mais importante), deixamos informações sobre os nossos destinos dos fins de semana de BTT para que os nossos amigos se juntem a nós e de forma a que ninguém fique "pendurado" a dizer "eh pá, não sabia que iam andar e tal..."

COMO PARTICIPAR NO BLOG
Envia um mail para vadiosbtt@gmail.com e fornece o teu endereço de mail e nome. Só aceitamos pessoal conhecido!! Podem no entanto deixar mensagens no CHAT à direita se pretenderem apresentar-se.

LISTA DE TRACKS RECENTES / PROJECTADOS
* Projectado: Sintra - Malveira da Serra - Guincho - Sintra
* 17 Nov - 3 Picos (Fura-Trilhos)
* 10 Nov - Barragem da Mula
___________________________________________________________

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

In the Mud :)

Pode-se bem dizer que, com alguma falta de pedaladas nos ultimos tempos, este fim-de-semana, pusemos-nos a caminho da Serra de Sintra, com bastante vontade, mas assim que saimos do asfalto para os trilhos, passamos do "in the mood" para um "in the mud"!
Foram cerca de 300 metros de pura lama, intransponível, no qual tanto o Ricas como o Manecas puseram a "pata" na poça, eu consegui escapar-me apenas com alguma humidade num dos pés :)

Bikes no riacho! A água escorria limpida até chegar ao contacto com os lamacentos, tal era a quantidade acumulada.

Depois disso, a volta tornou-se mais tranquila, com muitas poças inofensivas. Todas, menos uma. A descer dos Capuchos para a Mula avisei "pá, eu vou devagar que isto está perigoso". E ainda bem que ia devagar. A desviar de uns regos no estradão, meti-me mais para a ponta e numa poça aparentemente inofensiva, enterrei a roda da frente como se fosse areia movediça! Cambalhota (apenas tive um arranhão no braço mas nada de especial). Ainda estava a recuperar o fôlego quando vem outro grupo e apesar do nosso aviso, um deles faz precisamente o mesmo. Ao menos serviu para ver como tinha caído. Foi tipo "replay". Também o outro BTTista saiu praticamente ileso. Calhaus e paus foram colocados na poça-armadilha, e esperemos que mais ninguém se tenha espatifado ali, pois apenas a baixa velocidade ajudou a que não fizessemos mais estragos.

O Manel tem umas fotos fixes da lama, espero que as coloquemos aqui em breve.

PS: as bicicletas naquele dia pareciam pesar 20kg cada!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cavaleira - Belas

Como anda tudo na balda, cá resolvi eu pegar numa volta engraçada que demos no dia 22 de Novembro, a arrancar da Cavaleira (nas proximidades de Algueirão / Portela de Sintra). O encontro estava marcado para as 9h30 no parque do Lidl da Cavaleira, e com alguns minutos de atraso lá arrancamos, com um tempo algo instável. O grupo era relativamente pequeno (6 bttistas valentes) e após uns kms feitos maioritariamente em Asfalto, lá "mergulhamos" no mato e na LAMA! Algumas das partes desta volta foram coincidentes com a volta de Odrinhas e ainda bem, porque houve ali trechos espectaculares, que se podiam fazer com alguma velocidade e requeriam alguma técnica também. Se dúvida que é uma zona de eleição para quem goste de pedalar rápido em trilhos com alguma dificuldade (não muito elevada). O atravessar de um ribeiro quase proporcionou um banho antecipado ao Álvaro, mas ele aguentou-se (e ainda bem porque não tinha o telemóvel a postos para tirar uma foto - e que desperdício seria ele mergulhar sem uma foto para registar o momento!!). Muitos kms depois, lá regressamos ao asfalto (isto depois de já termos passado Belas), e a volta terminou na lavagem automática e já com a chuva a cair. Fica registada e é para repetir!! (falta por o track aqui para mais tarde recordar).

domingo, 26 de julho de 2009

Masil nos trilhos do Demo

Pois é, estou de férias e fiquei nas proximidades de Tavira, mas para não ficar parado trouxe a minha velhinha Masil para umas voltas pela região. Como não tenho companhia para pedalar, optei obviamente por andar nos "trilhos do Demo", ou seja, fazer ASFALTO! A Masil está preparada há muito para esse tipo de andamento, e recentemente até lhe comprei um avanço mais curto e mais elevado para priveligiar o conforto. Assim sendo, hoje levantei-me às 7 da matina, para evitar o calor, e lá me fiz a caminho de Tavira, mais precisamente até ao empreendimento de Pedras Del Rei, cerca de 15 km daqui. O caminho foi, como disse, todo em asfalto, e para lá foi um tirinho de cerca de 30 minutos, sem forçar andamento. O regresso foi um pouco mais puxado pois sobe-se bastante mais, mas nunca ao ponto de precisar de chamar a avózinha, mesmo na parte final, em que são cerca de 2,5km de subida ininterrupta.

Para a posteridade ficam algumas fotos desta mini-volta, sem grande história, mas que serviu para manter um pouco a forma, e tirar a Masil da garagem!!! :)

Vou tentar repetir a volta, mas levando a máquina fotográfica e parando mais vezes pois há algumas fotos que valem a pena tirar neste pequeno "passeio" asfaltado...

Santa Luzia às 8 da manhã

Santa Luzia

As Loooongas rectas a vencer

A Masil em grande forma!

Auto retrato

Lá, onde a volta termina

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Volta dos três piços!

Dia 12 lá fomos nós para a nossa "maratona" de 50km (que acabou por ser de 47km) na Serra. Criou-se um percurso a partir do GPSies.com e lá fomos á descoberta!
Assim que chegamos ao trilho da Atrozela deparamo-nos logo com o terreno novamente lavrado. Foi um castigo passar aquilo, com a roda da frente a enterrar-se e com muita poeira por causa do terreno estar muito seco e mole.
Deu logo para ficar com os "bofes á boca"!
Seguimos pelo Refilão em direcção à barragem do Rio da Mula, onde subimos pela direita.
Aí reparamos que um troço tinha sido uma má opção uma vez que era muito custoso de subir devido a sulcos provocados por rodados de (provavelmente) tractores ou outras máquinas e alguma erva.
Ultrapassado o obstáculo, prosseguimos pelos portões onde na parte norte fizemos duas variações aos singles que aí conhecemos, para aumentar a distância percorrida.
Passamos pelos Capuchos, fizemos meio Monge e continuámos em direcção ao parque das merendas da Peninha onde metemos pelo single muito giro que aí há.

No final do single track metemos água pois deviamos ter seguido pela direita e optamos pela esquerda. Foi engraçado porque tinhamos estado a falar com dois jovens voluntários que fazem vigilância na serra, também eles de bicla e acabamos por os encontrar mais duas vezes.

Fizemos um bocadinho de asfalto (a estrada que vai da zona da Azoia para os Capuchos) para retomar o track marcado.

Seguimos em direcção ao mar e na zona da Atalaia metemos por uma descida que no Google Earth parecia normal mas era um bocado agreste. Enquanto eu optei por descer a pé, o Ricardo e o João decidiram fazê-la montados... o resultado foi que o Ricardo ficou com a perna como a foto mais abaixo demonstra.

Seguimos em direcção à praia, mas acabamos por não continuar uma vez que já se fazia tarde.
"Saltamos" o Cabo da Roca e rumamos à Azoia para uma pausa para abastecimento de água, descando e "meter" mais uma barrinha de cereais.
Prosseguimos em direcção ao bar O Moinho, passamos num estradão paralelo á estrada volta à serra, atravessando a mesma para prosseguir para a Peninha!
Aí novamente apanhamos duas valentes paredes feitas a pé debaixo de um Sol que não dava tréguas!
Lá continuamos em direcção á Pedra Amarela, que contornamos para apanhar o single track que existe perto do cruzamento do "Cai de costas" (o cruzamento a sul da Pedra Amarela).
Passámos novamente pela Barragem do Rio da Mula, onde descemos pelo percurso que habitualmente fazemos a subir (quando vamos para os Capuchos pelo lado esquerdo da Barragem).
Rumamos ao Refilão, onde o Ricardo se ressentiu com cãimbras e terminamos em Alcabideche, no ponto de partida.
Foi uma volta poerreira, com umas quantas piçadas á mistura e com algumas subidas chatas que á partida já têm alternativas...
Dois pontos a levar em conta são o tempo que leva a fazer o percurso para o poder fazer na totalidade e o sol/temperatura, porque há muitos troços que são a descoberto tornando-os insuportáveis em dias de calor como foi este caso.

Para a semana há mais! Aqui ficam as fotos...

O Palácio da Pena visto de uma variante do trilho dos Portões.

O Ricardo pronto para descer uma rampa mais traiçoeira do que inicialmente se julgava...

No fim da rampa fez-se o balanço dos estragos.

O estado em que ficou a perna do Ricardo, depois da escorregadela. Bastante mal tratada!

Eu com a minha bina no início da malfadada descida... (estava de costas para a mesma)

Já a caminho da Adraga onde acabámos por não ir...

A malta a repôr líquidos!

O Cabo da Roca como pano de fundo...

A vista que tinhamos sobre o Guincho numa das subidas tramadas para a Peninha!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Volta dia 5 de Julho

No passado dia 5 de Julho fomos brindados com a companhia do Paulo Vasconcelos... grande vadio, que estava afastado das lides ciclisticas á cerca de um ano! Um ano a vadiar longe da bicla... :o)

Saímos cedinho de Alcabideche em direcção à Serra. Descemos para a Atrozela e atirámo-nos à subida do Refilão. Aí o Paulo ressentiu-se um pouco do tempo que esteve afastado, mas recuperou bem acusando apenas o esforço suplementar em algumas subidas. Do Refilão seguimos por Zambujeiro, Malveira, fizemos o single do Abano e continuamos pela ciclovia para pararmos na Avalanche. Continuamos a pausa na "Sacolinha" para o café e pastel de nata da praxe e iniciamos o regresso a casa passando por Quinta da Bicuda, parque de campismo do Guincho, Charneca, Aldeia de Juzo, Murches, descendo para a Ribeira das Vinhas mas seguindo novamente em direcção ao Pisão/Refilão para terminarmos em direcção a casa!

Foi uma volta descontraída, que deu para experimentar as bikes na descida do Refilão em direcção à barragem do Rio da Mula (bem como pelo resto do trajecto obviamente) e com tempo relativamente fresco para a época do ano, até porque chegamos a apanhar ligeiros chuviscos nas zonas mais próximas da Serra.

Aqui ficam algumas fotos:

A malta a preparar-se para atacar a subida do Refilão.

O descanso de um vadio que há muito não pedalava!

O Ricardo a preparar-se para descer o Refilão em direcção ao cruzamento da barragem do Rio da Mula.

O percurso foi este:

Para a semana há mais!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Trek Fuel EX9

Ao fim de quase 1700km, a Kona Cinder Cone (hardtail) na qual me iniciei nas lídes bbtistas foi substituída por uma Trek Fuel EX 9.
O meu objectivo principal era evoluir para um nível de equipamento XT ou superior e suspensão total.
Aqui fica a ficha técnica da Trek Fuel EX 9 de 2009:

Quadro Alpha Red Aluminum w/ABP, Full Floater, magnesium EVO Link,
oversized bearings, 120mm travel
Susp. dianteira Fox RP24, custom for Trek, "trail tuned" w/4-position platform to lockout,
air adjust, rebound, alloy steerer, 130mm

Guiador Bontrager Race Lite, 40mm rise, 31.8mm
Avanço Bontrager Race X Lite, 7 degree, 31.8mm
Direcção VP-A58ACT-TK AHS semi-cartridge
Travões Avid Elixir R Custom SL, hydraulic disc; 185mm rotors (160mm rear rotor)

Para primeira volta fiz o passeio BTT por terras de Lavre. Foram 50km um pouco duros já que os músculos ainda não estão habituados à nova geometria da Trek (17.5" contra 18" da Cinder Cone) e como o calor apertava, bebi de empreitada uma garrafa de água o que me deixou com a sensação de ter a barriga inchada e com náuseas. Talvez também por culpa de estar com o selim muito baixo... tive que o subir duas vezes durante a volta. Mas apesar disso continuei, já que uns quilómetros mais à frente comecei a sentir-me melhor.

Fiquei impressionado com a capacidade de descida da bike. Eu encolho-me sempre á grande nas descidas, até porque na Cinder Cone de vez em quando a traseira parecia querer descolar. Dei por mim a fazer descidas nas quais eu garantidamente travaria na Cinder Cone, sem sequer meter a mão ao travão.
A bicicleta parece agarrar muito bem a descer, e transmite uma maior sensação de segurança (se calhar até ao primeiro tralho)! Dá a sensação que a traseira acompanha a geometria do terreno... será psicológico ou é mesmo assim?!

Houve também situações em que surgiram alguns obstáculos que eu julgava que eram quase-tralho, mas a Trek passou por eles com uma "souplesse" fantástica... Estava a espera de pancadões fortes com desequilibrio á mistura, mas nada! A RP24 parece digerir muito bem as irregularidades do piso... Não há milagres, mas a diferença da RP24 para a Recon que eu tinha instalado na Cinder Cone e que eu achava já bastante boa, é abismal!

Como estou habituado a uma hardtail, fiz toda a volta com o Pro-pedal (do Fox RP23) no 3 para não estranhar tanto. Mesmo assim senti-me muito lento a subir; não sei se por ser uma suspensão total, se por me ter dado mal com o calor, se por causa de ambos. Fiquei surpreendido numa subida em que tive que me meter de pé porque ia numa mudança mais pesada e a bicla não afundou tanto quanto eu estava à espera. Afundou um pouco mas não achei nada por aí além.
Em relação á suspensão, a Fox RP24 absorve muito bem as irregularidades do piso e nunca senti a bicla solta.

O travões pareceram-me bastante potentes se bem que a malta que experimentou a bicla os achou pouco progressivos. Mal se dava um "cheirinho" travava logo muito... Eu não estranhei tanto pois, quando afinava os Hayes So1e da Cinder Cone ficavam também muito temperamentais.

Agradou-me o facto de ter que travar mesmo muito forte para a roda traseira começar a derrapar... não sei se também por "culpa" dos Bontrager Jones XR.

No que toca à transmissão a habituação aos disparadores Sram X9(tudo para a frente) levou menos tempo do que estava á espera.
Reparei que se carregasse um pouco mais fundo no disparador a corrente saltava dois carretos... disseram-me que os XTR fazem isso, e que supostamente o X0 também o faria. Como os disparadores são X9 fiquei na dúvida se será normal; se sou eu que estou a fazer alguma coisa mal ou se há algum problema na transmissão.

Outra grande diferença que notei foi ter terminado os 50km praticamente sem qualquer mal estar a nivel cervical. Recordo-me perfeitamente que no último passeio na Cinder Cone fiquei com algumas dores ao fim de 20km. Muito provavelmente devia-se ao facto de ser um quadro 18 e de eu nunca ter colocado um avanço mais curto o que me fazia levantar mais o pescoço. Na Trek como é ligeiramente mais curta, o pescoço vai mais direito em relação ao tronco e tenho a sensação de estar um pouco mais na vertical.

A Trek EX9 pareceu-me mais precisa a responder e mais fácil de a "meter" (trilho/trajectória) pretendida!

Fiquei satizfeito com os pedais Time Atac XX mas ainda estou a levar algum tempo a habituar-me ao método de encaixe. Nos XT pareceu-me mais rápida a habituação ao SPD.
Gostei de sentir um pé a flutuar um pouco mais no pedal em relação aos XT, podendo rodar ligeiramente para ambos os lados... De início parecia que ia ter dificuldades a sacar os pés dos pedais, mas para já não tive grandes problemas. Vamos ver como se comportam na lama, onde segundo consta, estes pedais mostram o que valem.
Upgrades:

- para já os CrankBrothers Custom Candy C foram trocados "à nascença" por uns Time Atac XX. Na loja chegou-se à conclusão que não haviam pedais XT para mim e para o João que comprou uma Trek Fuel EX 9.8 então atiramo-nos para uns XTR. Conversa puxa conversa "ah e tal aqueles ainda são melhores" e lá vieram uns Time Atac XX. O João entretanto ficou a suspirar por uns Time Atac XS Absalon brancos que ficam mesmo a matar na EX9.8. Julgo que também ele irá relatar as suas experiências com a EX9.8 aqui no blog.

- em relação às jantes, como os fornecedor da Mavic não enviou as Mavic Crossmax ST, estou a rolar com as rodas de uma EX9 de test-drive que havia na loja... isto para eu não estar a usar as jantes que vinham com a bicla.

- selim: O que vem instalado de série, não parece ser grande pistola pois ao fim de 50km o rabo já começa a doer. Como o Nuno Félix me emprestou um Selle SMP Strike TRK, vou montá-lo na bike para ver se é mais confortável que o Bontrager. Como alternativa ainda tenho um Selle Italia TransAm XO que não sendo perfeito, não é mau de todo.

Para já é tudo... Aqui ficam algumas fotos da "bicha"!

Pormenor da pinça dianteira dos Avid Elixir R.

Fox RP24

Sram X0

Pedaleiro Shimano XT

Pedais Time Atac XX

Ina que testamento...
Bom por agora é tudo!
Um abraço a todos e boas pedaladas!
Manel

4 Passeio BTT em Lavre

No passado dia 27 de Junho três bravos aventuraram-se por terra alentejanas.
Com novas montadas, os cerca de 50km do quarto passeio a Lavre foram uma aventura maior do que estavamos à espera.
Logo nos primeiros metros tivemos que encostar porque para azar do João a nova Trek Fuel EX9.8 foi-lhe entregue com o guiador desapertado. Apertado à pressa ficou com as manetes dos travões prependiculares ao chão o que não devia dar jeito nenhum.
Cerca dos 15km a malta começou a vacilar com o calor... principalmente eu e o João. Já o Ricardo parecia que tinha foguetes na bicla nova; a Mondraker Factor RR! A mim parecia-me que os trilhos eram sempre a subir... ligeiramente, mas do género que não matam mas moem... Posteriormente o nosso amigo Nuno Félix confirmou-me que haviam alguns troços com esse tipo de perfil nos primeiros 15km.
No primeiro reabastecimento emborquei uma garrafa de água de "penalti" e uns metros mais à frente comecei a ficar mal disposto, sentia o estômago inchado e estava com algumas náuseas.
Os 10km seguintes foram dolorosos.
Cerca dos 25km apesar de não estar 100% decidi continuar pois como a volta teve início ás 18h a temperatura iria começar a baixar e o sol ficar menos intenso.
Para mim os 25km seguintes fizeram-se melhor, apesar de sentir que nunca conseguia trepar. Sempre que chegava a uma subida parecia que faltava perna.
O Ricardo (primeiro) e o João (uns quilómetros mais à frente) começaram a sentir cãimbras intensas... Eu apenas senti um pouco acima dos joelhos, no exterior da perna mas nada de grave.
Estafados, chegamos ao final, doridos mas contentes por termos conseguido fazer toda a volta!

De salientar que por estarmos a estrear novas bicicletas (o João a Trek Fuel EX9.8 em carbono, o Ricardo a Mondraker Facto RR e eu a Trek Fuel EX9) estavamos todos partidos pois tinham tamanhos de quadros diferentes das nossas biclas anteriores e os traseiros não estavam habituados aos novos selins...

Depois de um duche para refrescar a malta, seguimos para o campo de jogos da Casa do Povo de Lavre onde nos deliciamos com as belas das febras e as belas das imperiais...

Aqui fica o percurso percorrido pela malta...

Aqui estão apenas duas fotos das biclas ainda em cima do carro do João... O João tirou mais umas fotos mas ainda não me as enviou para que as publique.

Em destaque a Trek Fuel EX 9.8 do João, a meio a minha Trek Fuel EX9 seguida da Mondraker Factor RR do Ricardo.

A bicla do Ricardo já tinha sido retirada do suporte...

Apesar do dorido contamos para o ano voltar a Lavre; se não voltarmos antes disso!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Treinos... Back in business!!

Amigos, tou decidido em voltar aos treinos!!

É desta! Tou decidido.

Após uns meses de ausência, kilos e barriga vou voltar.

Vou procurar seguir um plano de treino, de preferência o mais rigoroso possivel.

Os amigos da bttmania criaram um registo de treino... download e toca a preencher.

vou começar a montar na burra berg, BB tipo brigitte bardot - (sempre dá mais alento na montada).

Amigos trepadeiros, para já vou começar rasteiro depois junto-me a vós !

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Selim IXS X-SA33 Race

Amigos, decidi mudar o poiso dos glúteos para um novo selim IXS. Não sei se fiz bem ou mal mas ao menos sentei-me num e pareceu-me confortável, leve e aparentemente resistente.

"ergonomic shape, hollow seat channel, titanium rails, 262 gr."

descobri-o numa loja mesmo pertinho de casa, e bem grande - tem de tudo! - MotoReis.... (não confundir com o João Reis!)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aldeia do Meco - Cabo Espichel

Após alguns meses nas "voltinhas do costume", aceitamos o desafio do Nunes para ir dar um "passeio" à Aldeia do Meco e conhecer novos trilhos e paisagens diferentes das habituais. Encontro marcado às 8h30 na área de serviço a seguir à ponte e início da pedalada agendada para as 9h30 (que efectivamente nem falhou por muito...)

Esperavam-nos cerca de 30kms de dificuldade baixa com um single track que seria parte obrigatória da volta pois era a parte mais interessante da mesma!

Não se pode dizer que tenha sido das voltas menos acidentadas mas felizmente nenhum dos acidentes (ou devia dizer incidentes) envolveu quedas! Contabilizamos 5 furos, uma corrente partida e um circuito de travões a perder óleo, para além de uma desistência por indisposição (esperamos que esteja tudo ok)... Assim sendo as paragens foram mais que muitas e passamos quase 50% do tempo parados!!

Ainda assim o saldo foi muito positivo pois divertimo-nos bastante, o grupo era muito divertido e serviu para apreciar as paisagens daquela zona e... claro, pedalar 30kms!!!

Um abraço a todos e esperemos voltar a alinhar em algo muito em breve!!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mudança de nome... ou não...

Encontrei uns tais "VÀDIOS" na net. O nosso blog é mais antigo, embora pense que a formação deles é anterior à nossa... Será que há lugar para dois Vadios na net?... Também existem muitas Vilas-Francas não é? :)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Punhos Specialized BG

Pois é, saltaram as tampas aos meus 'Onofre' !! Não sei se os tratei mal, mas que lhes saltou a tampa, isso saltou... Após uma aturada pesquisa de cerca de 10 ou 20 segundos numa loja, comprei uns Specialized BG, que espero tenham mais paciência para mim e fiquem mais tempo na Mondraker. Até agora só tenho bem a dizer deles: funcionam, estão lá... enfim, são punhos :)

Raid das Tasquinhas

No passado dia 20 de Julho lá fui eu fazer o raid das tasquinhas, ....talvez seduzido pelo titulo não hesitei em comparecer e logo companhado pelos amigos Paulo Ribeiro & Nélson César do CDAM - Clube Desporto e Aventura Margem Sul - http://cdamargemsul.50webs.com/ (Orientação e Provas de Aventura).

Foi uma volta bonita, passando por Vinhas e hortas, ao qual o amigo nélson tratou de ir "apalpar o terreno" pois ainda não está habituado aos travões hidráulicos, eu para não lhe passar por cima tentei arrancar uma couve pó caldo verde, mas foi por pouco (o talo é rijo e faz mossa ehehe).

Depois da queda e para revitalizar a organização tratou de arranjar um troço que passava mesmo no meio de uma vacaria! era vacas à esquerda e à direita (sim, daquelas que pastam!) - o cheiro era o esperado.... mas 100 vezes pior! Enfim foi divertido e algo penoso para quem não andava à umas semanas valentes.
Fotos: http://picasaweb.google.pt/joaocarlosviegas/1RaidBTTDasTasquinhasEncarnaOMafra02

Bye Bye SIGMA - R.I.P.

Pois é, fui dar uma voltita à Mata da Machada no Barreiro, partindo do pinhal novo. Tratei de deixar lá o meu sigma, ...está lá sozinho e abandonado a dar horas a malta que passa.

Pode ser que em substituição (em função recuperação económica) venha o GPS eh eh eh.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Oregon

Não, não estou a falar de comida nem temperos, estou a falar da nossa câmara de filmar, a Oregon 2K, uma câmara barata, leve e apropriada para filmagens radicais. Até agora as experiências não foram muito motivadoras: a primeira tentativa durou cerca de 10 minutos, arrancamos dos Capuchos e assim que pusemos os pneus na terra o Manel partiu o dropout e voltamos para trás. Da 2ª vez filmamos chão, muito chão. A câmara no capacete obriga a um ângulo específico que ainda temos de acertar. A 3ª tentativa foi a mais bem sucedida: colocamos a câmara no guiador da bike e já conseguimos filmar alguma coisa. O problema é que no guiador a vibração é maior e obviamente, a filmagem aponta para onde o viramos, o que a juntar à vibração dá origem a um daqueles filmes que facilmente provocam uma volta ao estômago!!! Próxima tentativa será regressar à fixação no capacete, mas desta vez usando a fita de borracha e tentando apontar mais para cima. A ver vamos.

Prós:
* utilização de pilhas AA (permite ter baterias de backup)
* formato compacto
* à prova de água
* imagem com qualidade q.b
* preço!!
Contras:
* não tem visor (dificulta a preparação da montagem)
* som algo abafado (devido a ser à prova de água)
* algo lenta a "ajustar" a abertura da lente

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Serra dos Candeeiros (cancelado)

No Domingo (3 de Fevereiro) está planeado um grande dia de BTT. Pelas palavras do organizador M&M "Camaradas abusadores da vovozinha!!!

O desafio que vos lanço, não é pra qualquer empenado! Por isso reflictam bem antes de se lançarem numa aventura de consequências inimagináveis…

No Sábado de Carnaval saímos de Lx bem cedinho e fazemos um dia inteiro de pedal na Serra dos Candeeiros. É uma paisagem agreste, brutal mas fabulosa. Muitas subidas, muitas descidas, muito calhau…mas vale a pena.

O Jose Manuel vai-nos mandar uma proposta de trek, de realçar que é o dia inteiro, comemos o farnel num sitio chamado "A Forja", onde os tipos fazem parapente…e fazemos lanche ajantarado num restaurante catita…"

Afinal passou de Sábado para Domingo mas o plano mantém-se!

Uma ultima ressalva: está já combinado que caso o tempo esteja chuvoso o programa fica cancelado pois como seria de esperar os Candeeiros não se dão bem com água :)

Actualização:
* Ponto de partida N39 29 27,3 W8 52 39,3 às 9h30 no Arrimal (junto ao lago)
* Levar pelo menos 8 barras 1,5 litros de água, bananas, marmelada

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Volta pré-natalícia

Com muitas baixas no nosso habitual grupo, lá fui eu e o Gonçalo dar ao pedal no fim de semana antes do Natal. Aproveitamos que eramos só dois e abusamos um bocado mais, com uma volta praticamente sem paragens e com alguns desafios interessantes... Arrancamos da Barragem do Rio da Mula em direcção aos Capuchos. A subida estava mais "pesada" que o habitual e foi puxada q.b. Como é nosso hábito seguimos pelos portões, sempre em ritmo acelerado, regressando aos Capuchos e virando para o Monge. Lá em cima, descemos o single track (estava muito interessante, com aquele piso molhado) e regressamos cá abaixo. Bem, ainda estava curta a volta, de modo que decidimos que era um bom dia para ir à Pedra Amarela. Pusemo-nos a caminho, e chegado lá acima, regressamos à Barragem da Mula.

Em todo este percurso aproveitamos tudo o que era corta-mato... Segundo o mapa e pelos meus cálculos, teremos feito 4 single tracks e mais alguns mini-single tracks... Muito divertido e a repetir!!!!

Um Feliz e Santo Natal para todos!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Cerveja dá força!

Para a volta de Odrinhas a minha preparação foi especial, segue abaixo a saga...:

00h23m: Inicio da preparação na inauguração do bar Al - fama Bar em Al...fama claro!
00h25m: derrubada a 1ª imperial
00h30m: inicia-se a 2ª
00h40m: Ocorre-me no pensamento.... 'Ó diabo! amanhã tenho de ir dar ao pedal logo pela fresca'
01h00m: mais uma para ganhar força vá.... e pumba!
01h30m: Um cafézinho que tenho de estar bem amanhã.
02h00m: encontro um antigo colega de escola que ainda hoje não me lembro do nome, e.....
02h30m: ...Pumba mais outra.
03h00m: depois de 3 arrotos e de já me ter esquecido da pedalada,.... 'só mais esta pró caminho'
03h30m: mais um cafézinho e mais dois dedos de conversa (dedos tipo pedreiro :D)
04h00m: Alerta! temos de ir amanhã às 08h tenho de tar de pé!
04h15m: fuga!
05h00m: depois da distribuição personalizada (C-Max = Bus) finalmente na cama.
08h00m: Toca o despertador
08h01m: ' daaaaasssseeeee '
08h02m: ' Mãe eu não quero ir para a escola! '
08h10m: Ganho força
08h:20m: Tou de pé e vamos lá embora

Conclusão: Ignorem o título, Cerveja da força o caraças!!! (faltou o tremocito)

Odrinhas (1 de Dezembro 2007)

A viagem iniciou-se na tasca mais próxima...
Oh lah?!?!? Mas o que é isto??
Depois de tomado o cafezinho eis que chega o homem da cerveja (atrasado como sempre).
Lamentando uma noite de desgraça, lá se foi preparando para o festival.
Por falar em festival, desta vez foram mais uns quantos cantores, peço desculpa, ciclistas.
Bom, após alguns minutos ao espelho as meninas já estavam prontas para a voltinha ao bilhar grande

Deu-se então inicio á volta tão esperada de Odrinhas.
No inicio parecia que a coisa era fácil mas quando começaram as subidas...

Passamos ainda por algumas ribeiras onde alguns tiveram mais sorte que outros ( foram so uns arranhões)

Quanto a furos, o Gonçalo voltou a furar e o João como ficou com inveja, lá inventou um furo lento e fomos “obrigados” a parar novamente, foi uma sorte ter o Manuel como mecânico

Dado que já estava a ficar tarde, tivemos de encurtar a volta, mas ainda tivemos tempo para visitar a horta do Sr Horácio que, diga-se de passagem, tinha umas belas couves ( pena a horta não ter saída ) !
Depois deste pequeno contratempo e graças ás novas tecnologias lá prosseguimos viagem

Ainda tive tempo para baptizar a minha burra

E pronto, após cerca de 4 horas de pura adrenalina e divertimento demos a volta por concluída.
Esta é uma volta altamente recomendada e quem a quiser fazer basta consultar a nossa lista de tracks.
Para verem mais fotos deste e de outros passeios passem pelo nosso album.